Deixar de Fumar
Algum dia pensou deixar de fumar?
Vários são os malefícios do tabaco, uma vez que pode trazer doenças como o cancro, doenças cardíacas e outras.
Não esqueça que ele é uma das causas mais importante de morte.
Do fumo do tabaco fazem parte substâncias tóxicas como o monóxico de carbono e o alcatrão.
O que o torna dependente é a nicotina, que está presente nos cigarros, cigarrilhas e charutos.
Fumar é uma dependência, uma adicção, que lhe pode tirar a vida.
Para deixar de fumar torna-se muito importante perceber as razões para o deixar de fazer e as recompensas que irá adquirir.
Em relação às razões para deixar de fumar, podemos pensar na melhoria da sua saúde e da sua qualidade de vida, assim como no receio de ter uma doença. Por outro lado, pode querer dar o exemplo, ter aprovação familiar e social, auto-disciplina ou respeitar os direitos dos não fumadores. Podemos igualmente falar da questão monetária, poque se poderá poupar bastante dinheiro ao deixar de comprar cigarros.
Tendo em conta as recompensas ao deixar o tabaco, lembro o facto de poder viver mais tempo e com melhor qualidade de vida, reduzir o risco de doenças, respirar mais facilmente e deixar de tossir, melhorar o hálito, a pele, o paladar e o olfacto, desaparecerem as manchas nos dedos e dentes, não gastar dinheiro numa adicção que só lhe faz mal, ser um bom exemplo para outras pessoas. Para além disso, a sua família e amigos terão acesso a um ar mais puro e as crianças à sua volta terão menos problemas de respiração.
Para diminuir a sensação de perda, é muito importante que se recompense e, se o puder fazer, gaste o dinheiro que poupou do tabaco em algo que lhe dê prazer a Si.
Claro que só o facto de deixar de fumar já é a Recompensa maior.
Do meu ponto de vista como Psicóloga, para conseguir deixar de fumar é fundamental que esteja bastante motivado.
Para tal, deverá perceber o significado do tabaco na sua vida.
Tendo em conta a intersubjectividade humana, muitos poderão ser os siginificados.
O cigarro ocupa muitas vezes o lugar de uma companhia, outras vezes de uma ocupação. Noutras situações, ele satisfaz o prazer oral ou mesmo a necessidade de ter as mãos ocupadas.
Para poder deixar de fumar, torna-se importante que perceba as razões desta dependência e para isso deverá consultar um Psicólogo.
Conceição Santos Costa
Comentários
Enviar um comentário