Avançar para o conteúdo principal

Moçambique - Missão em Lisboa

Há muitos anos atrás, ainda estudava naquela Escola de Enfermagem, onde me apercebi que a minha vocação era a Psicologia, senti o apelo da ajuda missionária.
Hoje, Moçambique está a viver um dos períodos mais difíceis da sua existência e eu continuo por Lisboa.
Penso, por exemplo, naquela família moçambicana que ficou apoiada numa árvore, tentando sobreviver ao ciclone, com todas as consequências físicas e psicológicas que daí decorreram.

"A resiliência é a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, adaptar-se a mudanças, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, stress, algum tipo de evento traumático, etc. - sem entrar em surto psicológico, emocional ou físico, por encontrar soluções estratégicas para enfrentar e superar as adversidades."
E por falar em resiliência, enalteço a força deste povo, que neste momento luta a todo o momento, muitas vezes apenas para beber água não contaminada. Que perdeu entes queridos, que não tem sequer um tecto para se abrigar, ou até crianças que não sabem dos pais dos quais dependem.

Segundo Madre Teresa de Calcutá, "Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota no mar, mas o mar seria menor, se lhe faltasse uma gota".
Sinto o apelo missionário hoje em dia, tanto ou mais do que o senti pela primeira vez há cerca de 30 anos, mas não será a Psicologia uma Profissão de Ajuda ao Outro?
Não a consigo conceber de outro modo. Apenas como uma Profissão de Relação, de Ajuda, de Paixão, de Missão.
E vou tentando ser mais uma gota de ajuda neste mar, que somos todos nós nesta sociedade.

E vou ficando por Lisboa, trabalhando numa antiga Associação que cuida de Mulheres que precisam de ajuda para serem mais felizes e no meu Consultório com todos aqueles que me procuram com pedidos de ajuda.
Ajudo pessoas a pensarem em conjunto comigo, para resolverem problemas, sintomas, ou simplesmente para se conhecerem melhor.
Penso em Moçambique, mas vou preenchendo o "mar da solidariedade" por aqui.
É, vou ficando por Lisboa...

Conceição Santos Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Psicoterapia sem velocidade

Psicoterapia sem velocidade   Passaram 27 anos de trabalho e sinto cada vez mais nas minhas consultas de Psicoterapia, uma necessidade quase ansiogénica de soluções imediatas para os sintomas psicológicos. Parece algo premente e faz lembrar os bébés quando choram pelo leite materno. Talvez haja aqui uma dificuldade de frustração que aumenta de modo geracional, precisando de respostas para ontem. Ora, não será isso impossível? Em Psicoterapia, a principal função é pensarmos em conjunto sobre a vida do paciente. Trata-se da vida externa, mas também da vida interna de cada pessoa que nos procura. E a intenção, o objectivo, é que algo mude, que se passe a lidar com esse mundo externo e interno de uma forma mais feliz. Imagine alguém com, por exemplo, 20 anos. A personalidade foi-se formando lentamente, desde o nascimento. 20 anos de experiências vividas, 20 anos de reflexões, de relacionamentos, de sentimentos. Como pode existir uma mudança importante assim, de repent

"Neutralidade e omnipotência dos Psis"

"Neutralidade e omnipotência dos Psis"   Dizia W.Bion que um Psi não devia ter desejo em relação aos seus pacientes. Como outros colegas, não acredito na neutralidade do Técnico de saúde mental. A minha motivação para os ajudar ultrapassa tantas vezes a capacidade de mudança dos próprios. Os motivos poderão ser inúmeros. Nestes momentos, a única solução é desistir de algum desejo mais omnipotente. Aqueles que optam por manter-me como sua Psicoterapeuta sabem que tenho um interesse genuíno pela sua PESSOA. E no meu sentir, esta é a característica mais importante de alguém que dedica a sua vida à saúde mental do Outro - Uma missão. Conceição Santos Costa  

"Um Colo. Orgulho em ser Psicoterapeuta!"

"Um Colo. Orgulho em ser Psicoterapeuta!" (Escrito em 2017)   A minha experiência de mais de 20 anos como Psicoterapeuta, leva-me a sentir que o Ser Humano procura essencialmente um "colo" (no sentido global da palavra). Alguém que se interesse genuinamente por ele, que esteja motivado para ser empático, que o apoie a lidar de uma forma mais feliz com o seu contexto de vida e com os outros. Sempre, é claro, não descurando os conhecimentos científicos, as técnicas, a experiência relacional profissional e a atualização teórica." 26/10/2021 Não me identifico com a neutralidade de um Técnico de Saúde Mental. Existem sempre sentimentos (contra-transferência) e sendo o Ser Humano, um Ser relacional, os afectos estão igualmente sempre presentes. Um Psicoterapeuta deverá, na minha opinião, ter capacidade de entrega e vocação. C.S.C.