Avançar para o conteúdo principal

Eurovisão da Canção e Psicologia



A maturidade leva-nos a observar e pensar de outros modos e a propósito da Eurovisão da Canção no passado sábado, apercebi-me melhor do que considero ser uma tendência, pelo menos dos portugueses.
Senti, mais uma vez, uma vontade "quase mórbida" em dizer-se mal daquilo que ainda era possível dizer-se mal (uma vez que a organização desta Eurovisão até correu tão bem), muito frequentemente expressado nas redes sociais (espaço privilegiado para quem tem dificuldades com a assertividade e o conflito, por ser virtual).
Parece-me que esta motivação para tudo se criticar e não de forma positiva, pode encontrar origem numa necessidade de atenção ou mais especificamente de CÓLO.
A minha experiência de mais de 20 anos como Psicoterapeuta, leva-me a sentir que o Ser Humano procura essencialmente um "cólo" (no sentido global da palavra). Alguém que se interesse genuinamente por ele, que esteja motivado para ser empático, que o apoie a lidar de uma forma mais feliz com o seu contexto de vida e com os outros.
Sempre, é claro, não descurando os conhecimentos científicos, as técnicas, a experiência relacional profissional e a actualização teórica.

Tentando fazer uma ponte com a Psicologia, que também responde ou deve responder a um PEDIDO de Apoio, considero que em vez de se criticar tudo e todos, muitas vezes de uma forma tão infrutífera, se deve procurar saber o porquê desta necessidade e procurar um Psicólogo.
Foi aí que me recordei...
Uma quarta feira passada, encontrava-me perto do IPO numa pastelaria.
Após um dia a lidar com os problemas mentais dos meus pacientes, satisfazia o estômago que já pedia.
Foi aí que me deparei com um menino frágil em sofrimento.
Senti a ingenuidade sofrida e tocou-me. Tanto...
Costumo afirmar que os problemas são relativos a cada pessoa e que a frase "Há coisas piores", não me faz sentido. Mas...
Tive necessidade de vos deixar esta mensagem. Valorizemos os bons momentos da vida, tentando relativizar alguns pormenores e procurando ser felizes ao concretizar os nossos objectivos.
Deixo um beijo nessa criança que vi, sem o conhecer. E a todas as outras...

Conceição Santos Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Psicoterapia sem velocidade

Psicoterapia sem velocidade   Passaram 27 anos de trabalho e sinto cada vez mais nas minhas consultas de Psicoterapia, uma necessidade quase ansiogénica de soluções imediatas para os sintomas psicológicos. Parece algo premente e faz lembrar os bébés quando choram pelo leite materno. Talvez haja aqui uma dificuldade de frustração que aumenta de modo geracional, precisando de respostas para ontem. Ora, não será isso impossível? Em Psicoterapia, a principal função é pensarmos em conjunto sobre a vida do paciente. Trata-se da vida externa, mas também da vida interna de cada pessoa que nos procura. E a intenção, o objectivo, é que algo mude, que se passe a lidar com esse mundo externo e interno de uma forma mais feliz. Imagine alguém com, por exemplo, 20 anos. A personalidade foi-se formando lentamente, desde o nascimento. 20 anos de experiências vividas, 20 anos de reflexões, de relacionamentos, de sentimentos. Como pode existir uma mudança importante assim, de repent

"Neutralidade e omnipotência dos Psis"

"Neutralidade e omnipotência dos Psis"   Dizia W.Bion que um Psi não devia ter desejo em relação aos seus pacientes. Como outros colegas, não acredito na neutralidade do Técnico de saúde mental. A minha motivação para os ajudar ultrapassa tantas vezes a capacidade de mudança dos próprios. Os motivos poderão ser inúmeros. Nestes momentos, a única solução é desistir de algum desejo mais omnipotente. Aqueles que optam por manter-me como sua Psicoterapeuta sabem que tenho um interesse genuíno pela sua PESSOA. E no meu sentir, esta é a característica mais importante de alguém que dedica a sua vida à saúde mental do Outro - Uma missão. Conceição Santos Costa  

Motivação e Relação em Psicoterapia

   Motivação e Relação em Psicoterapia   Após estes mais de 20 anos de experiência no trabalho Psicoterapêutico, sinto cada vez mais a importância da motivação do paciente para a terapia mental. Quando a própria pessoa procura a ajuda de um Especialista, ela apresenta uma vontade de   ser mais feliz. Quando é outro que a pressiona a marcar consulta, a relação terapêutica pode até desenvolver-se, mas não foi a própria pessoa que sentiu a necessidade e tomou a atitude de procurar ajuda, e isso faz toda a diferença no processo. Se precisar de retirar um dente, mesmo que a motivação não seja abundante, a eliminação do mesmo poderá ser um sucesso. No entanto, toda a dinâmica da terapia da mente implica que a pessoa em causa pretenda genuinamente Mudar. Pode-se ir a um Psicoterapeuta para se conhecer melhor a si próprio, para resolver um sintoma relacionado com a área psicológica, entre muitos outros objectivos, mas existe uma condição fundamental que é a da Motivação. Quando alguém