Avançar para o conteúdo principal

Pensar em tempo veloz

Será que vale a pena pensar?

Será que pensar em nós próprios, na nossa personalidade, nas defesas que utilizamos para a ansiedade e tristeza, nas nossas relações com os outros, nossas fantasias, nossa sexualidade, nossa agressividade e como lidamos com ela, nossas crenças, nossos comportamentos, tem sentido neste mundo em 2019?
Vivemos a uma velocidade incrível, em que os dias passam como relâmpagos  e, num tempo relativo, talvez o não pensar contribua para essa maior sensação de velocidade.
Quando aparece algum sintoma psicológico que leva a pedir ajuda, logo a ideia de tomar um comprimido "milagroso" que rapidamente resolva o problema, encontra espaço em muitas pessoas. Estes medicamentos, dos quais não sou contra e que muitas vezes aconselho encaminhando para o profissional adequado (Psiquiatra), nem sempre são necessários e outras vezes devem ser acompanhados de Psicoterapia.
A Psicoterapia tem por objectivo perceber as causas dos sintomas e nesse sentido resolver.
Mas, como ter motivação para pensar, criar uma relação psicoterapêutica com o terapeuta, aguardar os tempos de cada um, tendo em conta que a personalidade demora alguns anos a formar-se, sem aquela angústia tantas vezes demonstrada para resolver o problema?
Com alguma frequência me pedem consulta para o dia seguinte, ou querem ter consultas mais do que uma vez por semana, ou pretendem saber quanto tempo vai durar a Psicoterapia. Aqui não há urgências, aqui tem que haver motivação para Pensar e para esperar.
Aqui, há afectos e há uma relação terapêutica, e há sentimentos e projecções de modelos antigos e encontros. Há Encontro de uma nova relação, esta, a Terapêutica, que é única e que permite a possibilidade de mudança para lidar com o nosso interior e o nosso exterior, com o Eu e com o Outro.
Vivemos numa Sociedade que se atropela na substituição de um automóvel por outro em poucos anos, na compra de telemóveis a uma enorme velocidade, na ausência de arranjos de electrodomésticos, porque mais vale comprar outro e na investigação rápida e maciça em todas as áreas.
Estas terapias do foro psicológico, não podem deixar de ser demoradas, porque passam pelo pensamento, pela relação, pelos tempos de cada um e porque têm a ver com o inerente ao ser Humano. Este que é racional, mas que também engloba muito de subjectivo e de timings únicos e de relações únicas.
Como esta tão bonita e apaixonante, que é a de um Ser Humano com um Psicoterapeuta.

Conceição Santos Costa

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Psicoterapia sem velocidade

Psicoterapia sem velocidade   Passaram 27 anos de trabalho e sinto cada vez mais nas minhas consultas de Psicoterapia, uma necessidade quase ansiogénica de soluções imediatas para os sintomas psicológicos. Parece algo premente e faz lembrar os bébés quando choram pelo leite materno. Talvez haja aqui uma dificuldade de frustração que aumenta de modo geracional, precisando de respostas para ontem. Ora, não será isso impossível? Em Psicoterapia, a principal função é pensarmos em conjunto sobre a vida do paciente. Trata-se da vida externa, mas também da vida interna de cada pessoa que nos procura. E a intenção, o objectivo, é que algo mude, que se passe a lidar com esse mundo externo e interno de uma forma mais feliz. Imagine alguém com, por exemplo, 20 anos. A personalidade foi-se formando lentamente, desde o nascimento. 20 anos de experiências vividas, 20 anos de reflexões, de relacionamentos, de sentimentos. Como pode existir uma mudança importante assim, de repent

"Neutralidade e omnipotência dos Psis"

"Neutralidade e omnipotência dos Psis"   Dizia W.Bion que um Psi não devia ter desejo em relação aos seus pacientes. Como outros colegas, não acredito na neutralidade do Técnico de saúde mental. A minha motivação para os ajudar ultrapassa tantas vezes a capacidade de mudança dos próprios. Os motivos poderão ser inúmeros. Nestes momentos, a única solução é desistir de algum desejo mais omnipotente. Aqueles que optam por manter-me como sua Psicoterapeuta sabem que tenho um interesse genuíno pela sua PESSOA. E no meu sentir, esta é a característica mais importante de alguém que dedica a sua vida à saúde mental do Outro - Uma missão. Conceição Santos Costa  

"Um Colo. Orgulho em ser Psicoterapeuta!"

"Um Colo. Orgulho em ser Psicoterapeuta!" (Escrito em 2017)   A minha experiência de mais de 20 anos como Psicoterapeuta, leva-me a sentir que o Ser Humano procura essencialmente um "colo" (no sentido global da palavra). Alguém que se interesse genuinamente por ele, que esteja motivado para ser empático, que o apoie a lidar de uma forma mais feliz com o seu contexto de vida e com os outros. Sempre, é claro, não descurando os conhecimentos científicos, as técnicas, a experiência relacional profissional e a atualização teórica." 26/10/2021 Não me identifico com a neutralidade de um Técnico de Saúde Mental. Existem sempre sentimentos (contra-transferência) e sendo o Ser Humano, um Ser relacional, os afectos estão igualmente sempre presentes. Um Psicoterapeuta deverá, na minha opinião, ter capacidade de entrega e vocação. C.S.C.